Humanos em Marte - Como a Curiosity ajuda a planejar as missões que levarão o Homem ao Planeta Verm
- clubeastroifrs
- 5 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar que a Curiosity é o laboratório mais completo enviado a outro planeta. Seus instrumentos, que analisam as condições do ambiente para a existência de vida, ajudam também a planejar as missões futuras que levarão humanos a Marte.

Esses equipamentos são compostos por detectores e sensores. Enquanto a sonda vai exploranco o território marciano, análises vão sendo feitas e os dados são enviados à NASA. Com essas informações será mais fácil planejar e programar as missões tripuladas ao planeta.

Detector e Avaliador de Radiação (RAD)
Esse detector monitora partículas de alta energia emitidas pelo Sol, entre outras fontes, que atingem Marte. Esse equipamento ajuda a determinar o tipo de proteção os astronautas precisarão usar e também o tipo de abrigo que irá ser necessário, pois essa radiação recebida pelo planeta pode serprejudicial para qualquer tipo de vida que possa estar na região assim como seria se humanos estivessem lá.
Detector do Albedo de Neutrons (DAN)
Esse equipamento bombardeia o solo com nêutrons a procura de hidrogênio a até 50 cm abaixo da sonda, e mede a reflexão assim como a energia com que essas partículas são refletidas. Serve bascimanete para procurar água, que, líquidaou congelada, absorve mais nêutrons do que qualquer substância. Foi criado em parceria com a agência espacial russa (Roscosmos).

Estação de Monitoramento do Ambiente (REMS)

Com contribuição do governo espanhol, o Centro de Astrobiologia de Madri criou essa estação de monitoramento do tempo para ser carregada pela Curiosity em Marte. Esse equipamento faz medições e envia relatórios diários e sazonais sobre condições climáticas, como temperatura do ar e do solo, umidade, intensidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação ultravioleta na superfície.
Dispositivo de Entrada, Descida e Pouso (Medli)
Foi criado para monitorar as condições atmosféricas, desde a entrada da nave na atmosfera de Marte até a abertura do paraquedas para a sonda pousar, bem como o comportamento da nave diante das mesmas. Esses dados são valiosos para a projeção de futuras missões no planeta; pois é possível criar mecanismos de entrada na atmosfera que sejam mais seguros, confiáveis e leves.

コメント