O INCRÍVEL POUSO DA SONDA CURIOSITY EM MARTE
- clubeastroifrs
- 18 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O pouso da sonda Curiosity foi considerado o mais complexo na história dos voos espaciais não tripulados. Segundo a NASA, a entrada no planeta ocorreu com velocidades próximas aos 20 mil km/h, o que tornava a desaceleração bem complicada. Como a sonda não poderia ser controlada instantaneamente devido a demora nas comunicações, tudo teve de ser programado antecipadamente para acontecer de modo automático. Foram muitos cálculos; qualquer erro causaria a perda de anos de pesquisa e construção, além de bilhões de dólares.
Abaixo está uma imagem ilustrando o lançamento da sonda e seu estado a cada instante.

A chegada em Marte
Como mencionado anteriormente, a Curiosity entrou na atmosfera de Marte com cerca de 20 mil km/h, sendo necessário utilizar a resistência do ar para a primeira etapa da desaceleração. Como medida de proteção, possuía uma estrutura acoplada que funcionava como um escudo de calor, para evitar o superaquecimento. Depois disso, ocorreu a ativação de um paraquedas, que reduziu a velocidade para cerca de 1.500 km/h.

Porém, este não foi suficiente para deixar a sonda numa velocidade segura, já que a atmosfera de Marte é pouco densa. Então, houve a separação do escudo de calor, assim a estrutura ficou mais leve e a velocidade baixou para 450 km/h. Depois dessa separação, propulsores usados para acelerar contra a gravidade permitiram que o pouso fosse realizado com segurança, e utilizando um "guindaste" a Curiosity foi colocada em solo com o menor impacto possível.
Abaixo há uma imagem ilustrando cada momento do pouso. Toda a operação foi bem sucedida.

Há também um vídeo simulando o pouso da sonda.
E esta foi a primeira foto que a sonda Curiosity tirou do solo marciano.

Logo iremos falar sobre a instrumentação da sonda, e você poderá saber como essa foto foi tirada.
Comments